Como aumentar o FPS no CS:GO

Veja como reduzir configurações de gráfico e comandos no console podem aumentar o fps no Counter- Strike: Global Offensive

Por Ricardo Peroto 22 de julho de 2020 às 9h11 am Atualizado há 2 semanas atrás
Como aumentar o FPS no CS:GO

Dicas para aumentar o fps no Counter-Strike: Global Offensive (Imagem: CS:GO)

FPS (frames por segundo) é uma das métricas cruciais para quem é apaixonado por games, ainda mais quando se trata de jogos de tiro como Counter-Strike: Global Offensive. Para muitos, 30 fps é o mínimo jogável enquanto que para os mais exigentes com performance 60 fps é indispensável. Mas num ponto todos concordam: quanto mais, melhor. Isso porque, um FPS alto é sinônimo de ter um jogo muito mais fluído e que responde as melhor as suas ações dentro do jogo sem travamentos e com movimentos inconclusivos, o que consequentemente também seu desempenho no jogo.

Para conseguir extrair uma boa performance do computador e conseguir um bom fps, é necessário verificar se o seu computador atende os requisitos mínimos do Counter-Strike: Global Offensive. A partir daí a forma mais rápida para ganhar fps é editando suas configurações de vídeo no jogo. Manter o sistema operacional e os drivers da sua placa de vídeo atualizados também aprimora a performance. Se lembre sempre de fechar os programas que estão sendo executados em segundo plano, como players de músicas, abas do navegador e qualquer outro programa que possa consumir processamento do seu computador, o que diminuirá consideravelmente seu fps.

Dada essas dicas inciais, vejamos como aumentar o fps editando as configurações de vídeo dentro do jogo. Abra o CS:GO e na página inicial clique na engrenagem que fica na parte central do canto esquerdo. Daí, vá em configurações de vídeo e configure seguindo os padrões da imagem abaixo:

Diminuir os gráficos é a maneira mais rápida de ganhar FPS. (Imagem: CS:GO)

Diminuir os gráficos é a maneira mais rápida de ganhar FPS. (Imagem: CS:GO)

Grande parte dos jogadores profissionais preferem o CS:GO configurado com os gráficos no mínimo, isso porque os efeitos do jogo diminuem e consequentemente se tornam menos distrativos. Além disso, reduzir a resolução do jogo também pode aumentar consideravelmente sua taxa de fps.

Além de editar as configurações de vídeo, também há alguns comandos de inicialização do jogo que podem melhorar o desempenho. Antes de abrir o CS:GO clique com o botão direito sobre ele na biblioteca da Steam e vá em “Propriedades”. Encontre o botão “definir opções de inicialização” e clique nele. Então digite o seguinte: “-nod3d9ex -nojoy +fps_max 0”

Comandos de inicialização que podem aumentar o desempenho. (Imagem: CS:GO)

Comandos de inicialização que podem aumentar o desempenho. (Imagem: CS:GO)

  • -nod3d9ex: Presumivelmente habilita o modo de apresentação do modelo flip. Isso faz com que o desenho na tela use menos memória.
  • -nojoy: Remove o suporte ao joystick
  • +fps_max 0: Remove o limite de FPS

Além dessas dicas também existe o dever de manter seu computador sempre limpo.  Sempre que dispor de algum dinheiro, procure manter as peças do seu computador atualizadas, uma vez que ao passar do tempo o jogo também recebe novas features e vai exigindo cada vez mais do hardware, aumentando os seus requisitos mínimos. Vale lembrar que essas dicas variam o ganho de fps de computador para computador, mas no geral devem otimizar a experiência com o jogo.

Comentários