Epic Games reconhece erro e informa que Zenon poderá voltar a jogar o modo Arena em breve
Por conta da restrição de idade, jogador seguirá banido de torneios

Zenon poderá voltar a jogar o modo Arena em breve (Foto: Reprodução)
Após os diversos apelos da comunidade do Fortnite e dos eSports, a Epic Games se pronunciou sobre o caso do banimento de Zenon, streamer brasileiro de nove anos, da DETONA Gaming. No comunicado da desenvolvedora, divulgado na tarde desta terça-feira (5), ela reconhece seu erro e informa que o jogador poderá voltar a jogar o modo Arena em breve, mas que seguirá sem poder participar de torneio devido a restrição de idade.
De acordo com a empresa, Zenon foi banido por não cumprir o requisito de idade mínima para competir, no caso 13 anos, algo que é previsto pela lei. Porém, devido a uma limitação técnica, a punição acabou o proibindo de participar do modo Arena, algo que não deveria acontecer. Para que Zenon e outros jogadores não passem mais por isso, a Epic lançará em breve uma nova atualização em que o modo Arena seguirá disponível para aqueles que não podem participar de torneios.
O momento do banimento de Zenon aconteceu ao vivo durante uma de suas transmissões, que costuma ser feita junto de seu pai. Na mensagem mostrada na tela do jogador, é informado que sua conta estará banida por quase 1,5 mil dias, não por conta da gravidada da sua ação, mas sim pelo tempo necessário para que ele estaja habilitado para participar dos torneios.
que isso pelo amor de deus??? a criança joga com o pai do lado, trás sustenta pra família jogando. pra epic games tá tudo bem destruir o sonho de uma criança?
nem conheço o cenário mas me sensibilizei pelas lágrimas escorrendo desse menino 🙁 #FreeZenon pic.twitter.com/utQMSbHltn
— thateuss (@thateuss) May 5, 2020
Depois da comunidade tomar conhecimento do ocorrido, a hashtag “#FreeZenon” tomou conta do Twitter, chegando a ser a segunda mais comentada no Brasil. Grandes influenciadores, como Tyler “Ninja” Blevins, também se pronunciaram sobre o assunto.
“A não ser que a Arena comece a oferecer dinheiro por colocações, não há razão para o Zenon ser banido até que complete 13 anos”, escreveu Ninja.
Unless Arenas start offering money for placements there is no reason for #FreeZenon to be banned from them until he turns 13. That being said the age requirement to compete in Fortnite is 13 and he is 9. He shouldn’t be banned from any other aspect of Fortnite 100% @FortniteGame
— Ninja (@Ninja) May 5, 2020
Felipe Neto, um dos maiores influenciadores do Brasil, também deu sua opinião sobre o assunto.
Esse menino era um prodígio no Fortnite e tava crescendo. Sim, ele tem 9 anos, mas jogava SEMPRE COM O PAI DO LADO!
A @EpicGamesBR baniu sua conta.
Já fiz várias campanhas pra empresa, amanhã vou tentar falar com eles. Isso não tá certo.#FreeZenon
— Felipe Neto (@felipeneto) May 5, 2020