Sem a LOUD, representante brasileira eliminada ainda na primeira fase, o Mundial de League of Legends 2023 (Worlds 2023) começa sua fase suíça no dia 19 de outubro. Mais uma vez na Coreia do Sul, o torneio, que adotou um novo formato, promete mais uma vez entregar um verdade espetáculo aos espectadores.
Jogando em casa, as equipes coreanas (LCK) Gen.G, T1, KT Rolster e Dplus KIA são dadas como favoritas ao título. Buscando acabar com a festa dos donos da casa, os chineses (LPL) JD Gaming, Bilibili Gaming, LNG Esports e Weibo Gaming chegam mais uma vez fortes no torneio na busca de mais um título mundial. O ocidente tem como sua principal esperança as equipes europeias (LEC), sendo elas: G2 Esports, Fnatic, MAD Lions e Team BDS. As equipes norte-americanas (LCS) NRG, Cloud9 e Team Liquid visam atingirem os playoffs. Solitária, porém perigosa, a GAM Esports, representa o Vietnã (VCS).
Formato do Worlds 2023
Fase suíça
- 16 times são colocados em um mesmo grupo
- 5 rodadas são necessárias para definir o sistema suíço
- Equipes que alcançarem três vitórias avançam para os playoffs. Com três derrotas, o time é eliminado
- Partidas de qualificação e eliminação são definidas no formato melhor de três; o restante dos jogos será md1 (melhor de um)
Playoffs
- As oito melhores equipes se classificam para o mata-mata
- Confrontos são definidos em melhores de cinco