Mercado de jogos eletrônicos ultrapassa a casa dos 100 bilhões de dólares em 2017

Expectativa é de que o mercado de eSports consiga alcançar a casa de 1 bilhão de dólares em 2018

Por Ricardo Peroto 31 de janeiro de 2018 às 12h22 pm Atualizado há 3 anos atrás
Mercado de jogos eletrônicos ultrapassa a casa dos 100 bilhões de dólares em 2017

League of Legends, PUBG e Counter Strike foram os jogos mais assistidos em 2017. (Imagem: Montagem)

O ano de 2017 foi de longe o mais rentável para jogos digitas e mídia interativa de acordo com um novo relatório de pesquisa de mercado da SuperData. Nunca antes na história esse marcado movimentou tanto dinheiro e foi tão lucrativo.

Se você continua a se impressionar com a premiação nas finais de campeonato de Dota 2, League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive, saiba que no ano passado o mercado de eSports gerou mais de US $712 milhões de dólares em receita. O número de telespectadores únicos que acompanharam o eSports em 2017 foram de 258 milhões!

Este ano espera-se que a indústria de eSports suba para a casa de 1 bilhão de dólares. Para que isso aconteça o salto terá que ser consideravelmente maior do que no ano de 2016 para de 2017, quando o mercado chegou a valer US $ 680 milhões. Apesar de íngreme, a estimativa da SuperData pode ser realista visto que a crescente do número de fãs tem sido proporcional.

No total, o mercado de jogos ultrapassou a casa dos US $100 bilhões de dólares em 2017, somando-se os jogos mobile, PC e console. Os jogos mobile estão no topo da lista, com mais da metade da receita: US $55 bilhões, seguida pelos jogos de computador com US $33 bilhões de dólares.

O mercado mobile atingiu $60 bilhões de dólares no último ano, porém o top 10 ainda controla 20% de toda a receita. O jogo Arena of Valor da Tencent teve a receita incrível de US $1,9B.

Um dos jogos protagonistas de 2017 foi Playerunknow’s Battlegrounds. O jogo arrecadou mais de de R$714 milhões de dólares no seu primeiro ano no mercado, isso é praticamente o dobro de Overwatch, que aparece em segundo na SuperData com a receita estimada em US $382 milhões.

Porém, em meio aos jogos online para computador, um grande ainda reina: League of Legends. No ano passado, o jogo superou a receita de US $2 bilhões de dólares.

League of Legends e PUBG também foram os jogos mais assistidos pelos usuários através da Twitch, através do relatório da SuperData. Porém, League of Legends ficou em primeiro com o total de 157 milhões de telespectadores únicos. Enquanto isso a Twitch continua liderando o mercado de conteúdo sobre videogames , com um valor de US $ 1,7 bilhão.

De acordo com o relatório, uma em cada três pessoas no planeta (2.5 bilhões) joga algum jogo gratuito através do computador ou do celular.

Comentários