COI considera incluir e-Sports nos Jogos Olímpicos, porém com uma condição

Em coletiva, presidente do Comitê Olímpico Internacional confirmou a possibilidade de incluir os e-Sports no Jogos Olímpicos, mas com um ressalva polêmica

Por Ricardo Peroto 29 de agosto de 2017 às 10h30 am Atualizado há 3 anos atrás
COI considera incluir e-Sports nos Jogos Olímpicos, porém com uma condição

Thomas Bach, atual presidente do Comitê Internacional Olímpico (Imagem: Reprodução)

O alemão Thomas Bach, atual presidente do COI em uma coletiva cedida pelo mesmo nesta segunda-feira em Tianjin, na China, revelou que a entidade já estuda a chance de adicionar ao calendário olímpico os chamados e-Sports, porém eles devem cumprir uma condição, a de que não sejam violentos.

Essa única diretriz é um tanto quanto polêmica, pois faz com que diversos jogos que atualmente são alguns dos principais destaques deste meio, sejam descartados. Sendo assim, a preferência do Comitê seriam games como os de futebol, basquete e outros esportes tradicionais que refletem a vida real. Títulos como League of Legends, Dota 2, Starcraft, Overwatch e Hearthstone, por exemplo, por serem de fantasia e não terem seu foco principal na violência talvez tenham chances de passarem por essa diretriz.

Segundo Bach, a intenção dos Jogos Olímpicos é promover a não discriminação, a não violência e a paz entre os povos e isso é algo que não condiz com alguns jogos de videogame, onde há violência, explosões e mortes, por isso é necessário que se tenha um limite. O dirigente afirmou também que a indústria dos e-Sports não está realmente organizada até o momento, visto que ainda não existe um padrão contra o doping, regulamentos técnicos e deveres dos competidores frente aos adversários, para ele, é muito cedo para tomar um decisão tão importante.

O futuro dos e-Sports nos Jogos Olímpicos ainda é incerto, porém a única certeza é que eles estarão presentes nos Jogos Asiáticos de 2018 – equivalente ao Jogos Pan-Americanos dos países asiáticos -, que será disputado na cidade de Jacarta, na Indonésia, como modalidade de apresentação, sem disputa de medalha. Porém na edição de 2022, em Hangzhou, na China, os e-Sports serão uma das modalidades com disputa de medalha. Até agora os jogos que serão competidos não foram divulgados.

Comentários