A Riot Games anunciou na manhã desta quinta-feira (23), o cancelamento do Mid-Season Invitational 2020. O campeonato, que é realizado na maioria das vezes em maio, já havia sofrido um adiamento para junho devido a pandemia de coronavírus. Como a situação mundial não melhorou e o vírus se espalhou ainda mais, restringindo viagens internacionais, a Riot optou por não realizar a competição.
"Acreditamos que essa decisão foi necessária para garantir a saúde e a segurança dos jogadores, das equipes, do pessoal, dos parceiros, da mídia e dos fãs", disse John Needham, diretor geral de eSports da Riot Games, em comunicado oficial.
Com o cancelamento da competição, Needham comentou que todos os esforços e recursos da equipe mundial de eSports serão voltados para o planejamento do Mundial 2020. Segundo o diretor, toda a equipe está se empenhando para preparar o maior espetáculo que já produzido na China para comemorar os dez anos do game.
Como o MSI é usado para definir o sistema de classificação para o Mundial, a Riot foi obrigada a fazer algumas mudanças. Assim, as ligas LPL (China) e LEC (Europa) terão quatro representantes cada, pois, nos últimos dois anos, tiveram uma melhor performance em competições internacionais. Além disso, a VCS (liga do Vietnã) terá duas equipes no Mundial, por conta dos bons desempenhos da região nos últimos dois Mid-Season Invitationals. Veja o número de equipes por região abaixo:
4 equipes: LPL (China), LEC (Europa)
3 equipes: LCK (Coreia), LCS (América do Norte)
2 equipes: PCS (Sudeste Asiático), VCS (Vietnã)
1 equipe: CBLoL (Brasil), TCL (Turquia), LCL (Comunidade dos Estados Independentes), LJL (Japão), LLA (América Latina), OPL (Oceania)