Em uma das suas publicações da série "/DEV", que trata sobre assuntos mais técnicos de League of Legends, a Riot Games comentou ao falar sobre o tema "scripting" que mais de 7 milhões de contas foram banidas pelo uso dessa trapaça nos últimos três anos.
Para os que ainda não conhecem, o "script" é um dos poucos "cheats" conhecidos de League of Legends, no qual o jogador utiliza um programa externo que executa comandos ou contra-habilidade para ele de maneira automática, como auxílios na hora de mirar habilidades e rastreadores de Tempo de Recarga e combos, ao combinar isso e mais diversas variáveis, o "player" acaba atingindo uma jogabilidade injusta e sobre-humana. Confira abaixo um jogador utilizando o cheat:
Em 2016, o jogo foi invadido por diversos jogadores que utilizavam script, principalmente nos campeões Kog'Maw e Xerath, o que acabou popularizando a trapaça na época, porém com o passar do tempo e após diversos esforços da Riot Games, o cheat foi caindo no esquecimento, e hoje em dia ele foi quase que totalmente exterminado. Segundo a própria desenvolvedora, um jogador comum só irá se encontrar com um usuário de script frustado apenas uma vez a cada 400 partidas ranqueadas.
A Riot divulgou ainda que apenas 9% das suspensões por scripting em 2018 resultaram na reabilitação do jogador e, caso isso não aconteça, leva uma média de 5,1 contas banidas para que o "engraçadinho" finalmente execute o desinstalado do jogo.
Na publicação a Riot comenta também sobre diversos assuntos da equipe anti-trapaça, como a utilização de bots para subir o nível da conta e manipulações das filas ranqueadas, para conferir o texto na integra, basta clicar aqui.