O usuário do Reddit Caenen_ estava fazendo uma pesquisa para a wiki sobre os tamanhos das unidades do League of Legends, em uma das suas pesquisas sobre a variável de tamanho era sobre o bônus que o Barão concede, ele notou que o canhão azul retornava o valor 1050 de alcance total enquanto o vermelho apenas 1030.
Então para ver o que estava causando essa diferença ele foi verificar os arquivos dos canhões e para a surpresa dele os valores eram diferentes, o canhão azul possui 300 de alcance e o vermelho 280, uma diferença de 20 de alcance.
Abaixo um pequeno GIF mostrando a diferença nos arquivos, como se pode ver, apenas os nomes e o alcance são diferentes.
A principal causa desse erro é que cada lacaio foi codificado separadamente para ambos os times, o que pode ter feito com que passasse despercebido, e o mais surpreendente é que essa diferença existe desde o alfa do jogo, há cerca de 11 anos e ninguém nunca notou.
Mas na prática como é essa diferença, utilizando a Syndra para arremessar o canhão e fazer ele bater sem que ele ande para a frente para ver seu alcance, podemos visualizar melhor.
Se ainda estiver com dificuldades para ver, observe bem, ao sobrepor as duas imagens, podemos ver no cursor a diferença de cerca de 5% no alcance do ataque.
Será que esse bug possui real impacto no jogo? Seria ele a causa da histórica taxa de vitória do time azul ser maior que o vermelho? O usuário do YouTube Vandiril realizou alguns testes em seu canal.
Ele fez 11 simulações assumindo que os dois times estejam no mesmo level, mesmo ouro e sem interferências nas rotas até a onda de lacaios do canhão para ver qual lado iria ganhar a vantagem.
- Simulação 1: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 2: Time Azul 1 x 2 Time Vermelho
- Simulação 3: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho
- Simulação 4: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 5: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 6: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 7: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho
- Simulação 8: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 9: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
- Simulação 10: Time Azul 1 x 2 Time Vermelho
- Simulação 11: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho
Em resumo, 9 das 11 simulações o time azul puxou mais rápido que o time vermelho. O placar por rota ficou:
- Topo - Azul 8 x 3 Vermelho
- Meio - Azul 7 x 4 Vermelho
- Inferior - Azul 8 x 3 Vermelho
A Riot Games já está ciente deste problema e ele já não existe mais no servidor de testes PBE, o que nos indica que muito provavelmente no próximo patch 10.16 já estará arrumado.