Jogador de League of Legends descobre que alcance dos canhões azul e vermelho são diferentes

Ao realizar uma pesquisa nos arquivos do jogo um usuário descobriu que os canhões do time vermelho e azul possuem alcances diferentes por mais de 10 anos e ninguém nunca notou.

Por Eduardo Cassol 31 de julho de 2020 às 17h01 pm Atualizado há 3 meses atrás
Jogador de League of Legends descobre que alcance dos canhões azul e vermelho são diferentes

Canhões em sua rota (Imagem: Reprodução)

O usuário do Reddit Caenen_ estava fazendo uma pesquisa para a wiki sobre os tamanhos das unidades do League of Legends, em uma das suas pesquisas sobre a variável de tamanho era sobre o bônus que o Barão concede,  ele notou que o canhão azul retornava o valor 1050 de alcance total enquanto o vermelho apenas 1030.

Então para ver o que estava causando essa diferença ele foi verificar os arquivos dos canhões e para a surpresa dele os valores eram diferentes, o canhão azul possui 300 de alcance e o vermelho 280, uma diferença de 20 de alcance.

Abaixo um pequeno GIF mostrando a diferença nos arquivos, como se pode ver, apenas os nomes e o alcance são diferentes.

Arquivo com os dados dos canhões(Imagem: Caenen_)

Arquivo com os dados dos canhões(Imagem: Caenen_)

A principal causa desse erro é que cada lacaio foi codificado separadamente para ambos os times, o que pode ter feito com que passasse despercebido, e o mais surpreendente é que essa diferença existe desde o alfa do jogo, há cerca de 11 anos e ninguém nunca notou.

Mas na prática como é essa diferença, utilizando a Syndra para arremessar o canhão e fazer ele bater sem que ele ande para a frente para ver seu alcance, podemos visualizar melhor.

Alcance na prática (Imagem: Reprodução)

Alcance na prática (Imagem: FrankTheBoxMonster / Reprodução)

Se ainda estiver com dificuldades para ver, observe bem, ao sobrepor as duas imagens, podemos ver no cursor a diferença de cerca de 5% no alcance do ataque.

Alcance sobreposto (Imagem: Reprodução)

Alcance sobreposto (Imagem: FrankTheBoxMonster / Reprodução)

Será que esse bug possui real impacto no jogo? Seria ele a causa da histórica taxa de vitória do time azul ser maior que o vermelho? O usuário do YouTube Vandiril realizou alguns testes em seu canal.

Ele fez 11 simulações assumindo que os dois times estejam no mesmo level, mesmo ouro e sem interferências nas rotas até a onda de lacaios do canhão para ver qual lado iria ganhar a vantagem.

  • Simulação 1: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 2: Time Azul 1 x 2 Time Vermelho
  • Simulação 3: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho
  • Simulação 4: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 5: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 6: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 7: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho
  • Simulação 8: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 9: Time Azul 2 x 1 Time Vermelho
  • Simulação 10: Time Azul 1 x 2 Time Vermelho
  • Simulação 11: Time Azul 3 x 0 Time Vermelho

Em resumo, 9 das 11 simulações o time azul puxou mais rápido que o time vermelho. O placar por rota ficou:

  • Topo – Azul 8 x 3 Vermelho
  • Meio – Azul 7 x 4 Vermelho
  • Inferior – Azul 8 x 3 Vermelho

A Riot Games já está ciente deste problema e ele já não existe mais no servidor de testes PBE, o que nos indica que muito provavelmente no próximo patch 10.16 já estará arrumado.

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Pos.TimePontos
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Pos.TimePontos
DAMWON Gaming5
JD Gaming4
PSG Talon2
Rogue1

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Pos.TimePontos
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Pos.TimePontos
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FlyQuest3
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