A cada dia que passa, mais e mais o 2018 Mid-Season Invitational se aproxima, e a pouco menos de um mês do seu inicio, o campeonato já conta com 7 equipes classificadas.
É bom ressaltar que o Mid-Season Invitational utiliza o sistema de seeds, que classifica as regiões em grupos de habilidade através do desempenho dos seus representantes nas últimas competições internacionais. A KaBuM, representante brasileira por ter sido campeã do primeiro split do CBLOL 2018, está no seed mais baixo, por isso terá um caminho muito mais longo para chegar em uma eventual final.
Com o seed mais baixo e já classificados estão também os representantes da GPL (Sudeste Asiático), Ascension Gaming, da LCL (Comunidade dos Estados Independentes), Gambit Esports e a Dire Wolves da OPL (Oceania). As regiões que farão parte desse grupo e que ainda não possuem um campeão definido, são as seguintes: TCL (Turquía), CLS (América Latina do Sul), LLN (América Latina do Norte) e LJL (Japão)
Já entre as equipes classificadas para uma fase mais avançada, está a EVOS Esports, que venceu a GIGABYTE Marines na final da VCS (Vietnã) e aguarda o representante da LMS (Taiwan/Hong Kong/Macao).
Garantidas na fase de grupo principal por terem o maior seed, estão a campeã da EU LCS (Europa), fnatic, e a campeã da NA LCS (América do Norte), Team Liquid, que esperam os vencedores da LPL (China) e da LCK (Coréia do Sul).
O evento que acontecerá em dois países da Europa terá sua primeira fase sediada em Berlin, Alemanha, nos estúdios da EU LCS, já a fase final será em Paris, França, na casa de espetáculos Zénith. As disputas começam no dia 3 de maio e vão até o dia 21 do mesmo mês.
Equipes classificadas:
CBLOL - KaBuM! e-Sports
LCL - Gambit Esports
OPL - Dire Wolves
GPL - Ascension Gaming
VCS - EVOS Esports
EU LCS - fnatic
NA LCS - Team Liquid