Valve anuncia melhorias no sistema anti-cheat de CS:GO bloqueando programas de terceiros

Atualização chega um mês depois do lançamento de Valorant

Por Ricardo Peroto
26 de junho de 2020 às 21h50 pm - atualizado em 26 de junho de 2020 às 21h51 pm Counter-Strike

A Valve publicou hoje (26), no blog oficial do Counter-Strike e na sua conta do twitter que estará restringindo significativamente softwares de terceiros a interagirem com o jogo num esforço de combater ainda mais os cheaters.

A curta publicação não listou quais softwares e programas serão restringidos, mas mencionou que ao tentar iniciar o jogo com algum arquivo incompatível, o jogador será avisado de qual é este e poderá removê-lo parar ser apto para entrar nos servidores habilitados por VAC. Os desenvolvedores do jogo ainda salientariam que será possível desativar essa opção, mas que os jogadores que optarem por essa escolha terão seu fator de confiança reduzido. 

A empresa soltou mais detalhes para os desenvolvedores de terceiros: "Para desenvolvedores de programas de terceiros que interagem diretamente com o processo executável do CS: GO, adicionamos requisitos que afetarão seu software. No futuro, todas as DLLs que interagem com o CS:GO precisam ser assinadas digitalmente com uma assinatura Authenticode. Além disso, bloquearemos as DLLs assinadas se a funcionalidade deles interferir com o jogo".

Desde seu lançamento em 2012, muitos jogadores se queixam que a Valve dá pouca importância para o seu sistema anti-fraude conhecido como "VAC". A atualização chega apenas um mês depois do lançamento de Valorant, da Riot Games, um jogo de tiro de primeira pessoa que conta com um sistema anti-cheat robusto chamado "Vanguard", que já baniu milhares de trapaceiros durante a fase beta do jogo.

Os usuários que quiserem testar a nova atualização do CS:GO podem ativar a nova versão, que ainda está em fase beta, seguindo os seguintes passos:

continua depois da publicidade



1 - Abra a Steam e clique em Biblioteca
2 - Clique com o botão direito em Counter-Strike:Global Offensive e selecione "Propriedades"
3 - Acesse a aba "Beta", abra a lista e selecione a versão "1.37.6.0-rc1 -".

Após ativar essa opção, o jogo fará o download dessa versão e os jogadores poderão testar o quão bom as novas restrições da Valve funcionam nas suas partidas.

Embora o número de jogadores tenha aumentado exponencialmente em 2020, especialmente em razão de ter se tornado gratuito, o lançamento de Valorant fez com que muitos jogadores do tradicional FPS migrassem para o novo jogo, além de muitos jogadores profissionais de Counter-Strike também terem seguido o mesmo caminho.

Veja também

Counter-Strike

Há 1 mês atrás

FURIA é derrotada pela ECSTATIC e está fora do Major de CS2

Equipe brasileira não conseguiu vencer na segunda fase do torneio

Counter-Strike

Há 6 meses atrás

FURIA jogará a Elisa Masters Espoo 2023 de CS2

Campeonato que acontece na Finlândia conta com uma premiação total de cerca de 1 milhão de reais

Counter-Strike

Há 8 meses atrás

Após perder na estreia, FURIA se recupera e bate a Grayhound na ESL Pro League S18 de CS:GO

Próximo desafio dos brasileiros será contra a Ninjas in Pyjamas

Counter-Strike

Há 8 meses atrás

FURIA perde na estreia, mas segue viva na ESL Pro League Season 18 de CS:GO

FURIA enfrentará quem perder entre Grayhound e GamerLegion

Counter-Strike

Há 9 meses atrás

CS:GO – FURIA tem adversário de estreia na Pinnacle Cup definido

Brasileiros farão sua estreia contra os dinamarqueses da Espionage