Counter-Strike: Global Offensive é um consagrado jogo de tiro em primeira pessoa da série Counter-Strike. O jogo, desenvolvido pela Valve Corporation é o quarto título da principal da franquia. O game possui suporte para Windows, Mac OS e Linux.
O jogo possui novos mapas, mas também mantém versões atualizadas de mapas clássicos do game como dust_2 e train. CS:GO foi um dos jogos mais adquiridos pelos brasileiros em 2015: estima-se que naquele ano Counter-Strike: Global Offensive vendeu mais de 205 mil cópias entre abril e dezembro. Hoje, é possível baixar gratuitamente pela Steam.
Dentro do game existem cinco modos de jogo: casual clássico, demolição, corrida armamentista, deathmatch e competitivo, sendo este último o mais jogado.
No modo competitivo, existe dentro do jogo um sistema de ranqueamento que permite nivelar seus oponentes e os seus parceiros de equipe, sendo o "Prata V" a patente mais fraca e "Global" a mais forte. Para conseguir se tornar um "Global" é necessário que o jogador vença partidas competitivas, que vão se tornando cada vez mais difíceis ao passo que ele vai avançando de patente.
É possível adquirir skins para as armas do jogo que são compradas com dinheiro real. Também há um sistema de caixas e "operações" que também lhe permitem conseguir acabamentos de armas. Você pode comprar chaves para abrir as caixas e, ao abri-las, obter skins aleatórias para as suas armas. Estas chaves também são compradas com dinheiro real. Os criadores dessas skins (que pode ser qualquer jogador) recebem uma parte da renda gerada como a venda de chaves em forma de recompensa. Os jogadores também podem ajudar os desenvolvedores a criar novos mapas para serem adicionados ao game, sendo recompensado nas operações com parte da renda gerada por meio de vendas dos "passes de operação".
Counter-Strike: Global Offensive no eSports
O sucesso é tanto que o jogo possui um sistema profissional de ligas e torneios. Os brasileiros fizeram e continuam fazendo história dentro destas competições internacionais e já venceram dois dos treze campeonatos "Majors" disputados até hoje.
Gabriel "FalleN" Toledo, Fernando "fer" Alvarenga, Marcelo "coldzera" David, Lincoln "fnx" Lau, Epitácio "TACO" de Melo e Wilton "zews" Prado venceram pela Luminosity Gaming no começo do ano a MLG Major Columbus em 2016. Esta mesma equipe foi transferida para defender as cores da SK Gaming e venceram no fim do mesmo ano o segundo Major, desta vez organizada pela ELEAGUE em Atlanta, nos Estados Unidos.
Requisitos mínimos para jogar CS:GO no Windows:
- Processador: Intel® Core™ 2 Duo E6600 ou AMD Phenom™ X3 8750
- Memória: 2GB
- Placa de vídeo: 7300GT/ATI Radeon HD 2400
- DirectX 9.0C ou recente
- Espaço livre: 15GB
- Windows XP (somente 32bits com Service Pack 3), Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Windows 10.
Requisitos recomendados para jogar CS:GO no Windows:
- Processador de 3 GHz
- Memória: 4GB
- Placa de vídeo: Shader 3.0 ou melhor, DirectX 9 compatível com 512MB + memória (VRAM)
- DirectX 9.0C ou recente
- Espaço livre: 20GB
- Windows Vista com o último service pack instalado, Windows 7 com o último service pack instalado, Windows 8 ou Windows 10
- A última atualização do .NET Framework da Microsoft
Requisitos mínimos para jogar CS:GO no Mac OS X:
- Processador de 2.4 GHz
- Memória: 2GB
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce 7300GT/ ATI Radeon HD 2400
- Espaço livre: 15GB
- Sistema Operacional: OS X 10.6.6
Requisitos recomendados para jogar CS:GO no Mac OS X:
- Processador de 3 GHz
- Memória: 4GB de memória RAM
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce 8600M ou equivalente
- Espaço livre: 20GB
- Sistema Operacional: OS X 10.7.5 ou superior
Requisitos mínimos para jogar CS:GO no Linux:
- Processador de 64-bit Dual core Intel ou AMD com 2.4 GHz
- Memória: 4GB
- Placa Gráfica: Nvidia GeForce 7300GT/ ATI Radeon HD 2400
- Espaço livre: 15GB
- Placa de som: OpenAL Compatible Sound Card
- Sistema Operacional: Ubuntu 12.04
Requisitos recomendados para jogar CS:GO no Linux:
- Processador de 64-bit Dual core Intel ou AMD com 2.4 GHz
- Memória: 4GB
- Placa de vídeo:: Shader 3.0 ou melhor, DirectX 9 compatível com 512MB + memória (VRAM)
- Espaço livre: 20GB
- Placa de som: OpenAL Compatible Sound Card
- Sistema Operacional: Ubuntu 20.04 ou TLS mais recente